Os materiais dúcteis podem sofrer grandes deformações antes de se romperem. Exemplos desses materiais são o aço estrutural e outros metais. Uma forma de especificar a ductilidade de um material é pelo alongamento percentual ou pela redução percentual de área.
Para os dados apresentados na tabela abaixo, determine o percentual de alongamento do corpo de prova, que possui diâmetro de 13 mm e comprimento de 50 mm.
Assinale a alternativa correta:
a) 23%.
b) 76%.
c) 50%.
d) 11%.
e) 13%.
Para determinar o alongamento por unidade de comprimento do corpo de prova (deformação específica ε) pode-se utilizar a equação a seguir:
Deve ser identificado na tabela, o valor da deformação absoluta no momento em que o corpo de prova se rompe, que foi a máxima deformação atingida no ensaio:
Como a deformação específica é a relação entre a deformação absoluta e o comprimento inicial, tem-se:
Esse valor, em porcentagem, equivale a:
“Os diagramas tensão-deformação dos materiais variam muito, e ensaios de tração diferentes executados com o mesmo material podem produzir resultados diferentes, dependendo da temperatura do corpo de prova e da velocidade de aplicação da carga.” (BEER et al., 2015, p. 53).
Para os dados de ensaio de tração obtidos na tabela a seguir, determine a tensão última e a de ruptura de um corpo de prova com diâmetro de 13 mm e 50 mm de comprimento.
Assinale a alternativa correta:
a) σu=107,50 kN e σrup=87,00 kN.
b) σu=87,00 kN e σrup=107,50 kN.
c) σu=655,45 kN e σrup=806,13 kN.
d) σu=809,90 kN e σrup=655,45 kN.
e) σu=806,13 kN e σrup=655,45 kN.
Carga última é a carga máxima que o corpo de prova suporta, ou seja, a maior carga que atuou ao longo do ensaio de tração. Carga de ruptura é a carga atuante no momento da ruptura, ou seja, a última carga que atuou no corpo de prova durante o ensaio. Essas cargas podem ser identificadas na tabela:
A partir desses valores, é possível encontrar os valores das tensões correspondentes, ou seja, da tensão última (relativa à carga última) e da tensão de ruptura (relativa à carga de ruptura):
O diagrama tensão-deformação pode variar muito de um material para outro, dependendo das características mecânicas de cada material. Uma interpretação importante deste diagrama é a possibilidade de identificar grupos de materiais.
Desenhe o diagrama tensão-deformação com os dados da tabela a seguir e identifique qual é o tipo de material do corpo de prova.
Assinale a alternativa correta:
a) Plástico.
b) Dúctil.
c) Frágil.
d) Rígido.
e) Duro.
O diagrama tensão x deformação pode ser desenhado de forma manual ou através de um software editor de planilhas, como o Microsoft Excel.
Analisando a curva do diagrama, é possível observar que a tensão última é igual à tensão de ruptura. Ou seja, não há grandes deformações antes do material atingir a ruptura. Desta forma, trata-se de um material frágil.